Ele determinou também que a CGU audite 126 transferĂȘncias especiais que tiveram planos de trabalho aprovado em 2024 e anos anteriores, com o objetivo de averiguar se tiveram execução adequada.
Em outro ponto, Dino sublinha outra constatação do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a qual apenas 19% das transferĂȘncias liberadas nos Ășltimos seis anos são rastreĂĄveis até o destinatĂĄrio final. O tribunal de contas pediu que o CPF ou CNPJ de quem recebe o dinheiro passe a constar nos extratos bancĂĄrios. O ministro deu 60 dias para que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal adequem seus sistemas a atendam ao pedido.Ao mencionar as emendas Pix, Dino se refere às emendas de transferĂȘncia especial, que não possuem finalidade definida previamente e são transferidas diretamente aos entes federados por opção de algum parlamentar, que escolhe o destino de parte do Orçamento da União. Desde 2019, tais destinações são impositivas, ou seja, de liberação obrigatória pelo governo federal.
O Supremo jĂĄ decidiu que todas as transferĂȘncias especiais dependem do cadastro de um plano de trabalho para que o dinheiro seja liberado. Sem o documento, tais repasses não atendem a critérios constitucionais mĂnimos de transparĂȘncia e rastreabilidade, decidiu o plenĂĄrio.
A determinação valeu jĂĄ para o ano de 2024, quando o cadastro dos planos de trabalho na plataforma Transferegov.br passou a ser acompanhado de perto pelo TCU. Segundo relatório mais recente, com dados atualizados até a Ășltima quinta-feira (13), no ano passado houve 644 repasses feitos sem a apresentação de planos de trabalho, o equivalente a R$ 469,4 milhões.
Na decisão desta terça, Dino apontou o risco de que possa bloquear os recursos. Ele frisou que o plenĂĄrio do Supremo jĂĄ decidiu "acerca da obrigatoriedade de apresentação e aprovação prévias dos Planos de Trabalho, sob pena de caracterização de impedimento de ordem técnica à execução das emendas".
O ministro destacou que somente em janeiro deste ano uma portaria conjunta dos ministérios da Gestão e Inovação e da Fazenda criou novas categorias para classificar as transferĂȘncias especiais de acordo com a apresentação ou não dos respectivos planos.
"É importante lembrar que, anteriormente, não havia tais registros eficazes quanto à execução das "emendas PIX", dando ensejo à utilização de recursos de forma desconectada com as necessidades locais e com as prioridades estabelecidas nos planos de desenvolvimento regional", escreveu Dino.
Nos Ășltimos meses, o ministro tem protagonizado um embate com o Congresso em torno da liberação de emendas parlamentares impositivas. Dino tem bloqueado a liberação de recursos que não permitam identificar qual o padrinho polĂtico da transferĂȘncia, quem é o destinatĂĄrio final do dinheiro e como os valores foram gastos.
A atuação do Supremo ocorre depois de o Congresso ter ampliado seu poder sobre o Orçamento da União nos Ășltimos anos. Na Lei OrçamentĂĄria Anual (LOA) de 2024, por exemplo, foram inseridos mais de R$ 49,2 bilhões em emendas parlamentares. HĂĄ dez anos, em 2014, esse valor era de R$ 6,1 bilhões.
Fonte: AgĂȘncia Brasil/ redação MS Web RĂĄdio e Midia Digital