A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) segue ampliando as competições de base no futebol sul-mato-grossense e, pela primeira vez, realiza o Campeonato Estadual Sub-11 e o Feminino Sub-17. As competições acontecem no próximo sábado (7), em Campo Grande, com jogos concentrados nos campos da Arena 67.
No Estadual Sub-11, são 14 clubes participantes com aproximadamente 300 atletas mirins, entre meninos e meninas, já que há a possibilidades das equipes serem mistas. Os atletas devem ter nascido nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 (11, 10, 9 e 8 anos) e os jogos serão disputados no formato de campos reduzidos. A Federação deve convidar membros das comissões técnicas das seleções brasileiras (CBF) para que acompanhem os principais jogos do campeonato.
Os campeonatos nestas faixas etárias são passos importantes para o futebol sul-mato-grossense em direção ao mercado internacional de jogadores de futebol, segundo Marco Tavares, diretor de competições da FFMS.
"O conceito de produção de jogadores de futebol evoluiu para a formação mais cedo dos atletas. Antes o foco eram garotos com 16 a 18 anos. Hoje, de 10 a 13 anos. Quem não se adaptar a essa nova perspectiva estará fora do complexo de venda de jogadores. Há tempos queríamos realizar competições para meninos e meninas mais novos, e agora temos o ambiente favorável para isso", afirma o dirigente.
Confira os clubes participantes do Estadual Sub-11
Grupo A – EC Águia Negra (Rio Brilhante); Náutico FC (Campo Grande) e Cefac/Esquerdinha.
Grupo B – AA SEDUC (Anastácio); AA Moreninhas (Campo Grande); FC Pantanal (Campo Grande); Ícaro FC (Água Clara).
Grupo C – Instituto AEFA (Dourados); União/ABC (Campo Grande) e D9 FC (Campo Grande).
Grupo D – Vitória Esporte Clube (Campo Grande) e Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Ubiratan EC (Dourados) e Grêmio Santo Antônio (Campo Grande).
Já o Sub-17 Feminino, são quatro clubes com cerca de 80 jogadoras. Participam da competição o Operário FC, Cefac/Esquerdinha, CA Santista e Náutico FC.
Fonte: Assessoria