Morreu na madrugada desta quarta-feira (15), em São Paulo, o ex-prefeito de Dourados, José Elias Moreira. Ele tinha 82 anos de idade e vinha enfrentando complicações de saúde.
Natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, José Elias Moreira era engenheiro agrônomo, filho de Joaquim José Moreira(seo Quinzito) e Francisca Moreira(Dona Chiquinha).
Zé Elias foi prefeito de Dourados pelo PDS (de 1977 a 1982), sendo considerado um dos melhores prefeitos da da história do município. Implantou os BNHs em Dourados, o maior projeto habitacional de Dourados, em seu governo foi implantado também no município o programa "casas econômicas", contemplando inúmeras famílias, serviço de esgoto e galeria de águas pluviais, foi responsável pelo Plano Diretor, trazendo o engenheiro Jaime Lerner, que era o melhor do Brasil em planejamento de cidades, eletrificação rural e tantas obras relevantes.
José Elias foi um visionário, um estadista que criou todas as condições para que Dourados pudesse se desenvolver. Ele renunciou o mandato para disputar o Governo do Estado nas primeiras eleições diretas em municípios considerados da faixa de fronteira após a ditadura militar; perdeu para Wilson Barbosa Martins. Em seu lugar na prefeitura assumiu o vice José Cerveira.
José implantou em Dourados a Rádio e TV Caiuás, sendo esta atualmente a TV RIT(Rede Internacional de Televisão).
Ex-deputado federal (PDS/PTB), integrou a Assembleia Nacional Constituinte no mandato de 1987-1990 e foi reeleito para o mandato 1991-1994. Foi também secretário estadual de Meio Ambiente no segundo mandato do ex-governador Zeca do PT.
Natural de Poços de Caldas-MG, formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Rural do Brasil (Escola Nacional de Agronomia) na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
Zé Elias deixa a esposa Adenil Carneiro Moreira, e 3 filhos: José Elias Moreira Jr, Lidiane Moreira Costa e Joaquim Elias Moreira, e netos.
Fonte: Redação MS WEB RADIO
Redação MS WEB RADIO