O repolho é um vegetal Nativo da Ásia Menor e acredita-se que foi levado à Europa por nômades de celtas, por volta de 600 a.C.. Desde a antiguidade, gregos e romanos, que cultivavam o repolho, já o atribuíam à capacidade de cura a diversos males do corpo.
O repolho descende da couve e é da família das crucíferas, conhecidas por seus poderes antioxidantes. Suas substâncias antioxidantes podem reduzir o risco de vários tipos de câncer e doenças oculares como catarata.
Além disso, o repolho é rico em vitamina A, B1, B2, K e B6 e possui uma ótima fonte de vitamina C (facilitador de absorção do ferro no corpo), cálcio, fósforo e enxofre.
Podemos citar as variedades de repolho como: roxo – o mais rico em nutrientes e antioxidantes –, branco, verde, amarelo, crespo e liso.
O repolho verde e branco são os mais conhecidos e de maior aceitação no mercado brasileiro.
Esta verdura desenvolve-se bem em clima fresco e úmido, podendo ser cultivado ao longo de todo o ano.
Tem destaque em produção nas regiões sul e sudeste, mas também é encontrado em todas os estados brasileiros. China, Rússia e Índia são considerados os maiores produtores do mundo.
Podemos consumir o repolho fresco ou colocá-lo em saladas, sopas e sanduíches. As pessoas também cozinham o repolho por evaporação. O repolho é rico em nutrientes e é excepcionalmente bom para a saúde, com uma grande concentração de água (mais de 92%).
O consumo excessivo de repolho pode causar excesso de gases em algumas pessoas. Mulheres que estejam amamentando precisam evitar o consumo de repolho em casos de cólica no bebê.
Além dos benefícios para a pele, o repolho também é conhecido por sua capacidade de promover a saúde digestiva. Ele é fonte de fibra, ajudando a manter a regularidade intestinal e a prevenir a prisão de ventre. Além disso, certos compostos encontrados no repolho, como os glucosinolatos, já foram relacionados à redução do risco de câncer de cólon e de outros tipos de doenças muito presentes no dia a dia.
Evita o envelhecimento precoce por conter vitamina C, um nutriente que participa da produção de colágeno, prevenindo a flacidez e o surgimento de rugas na pele.
O repolho promove a perda de peso, por ser fonte de fibras que se dissolvem na água, formando uma espécie de "gel" no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.
Além disso, o repolho é uma hortaliça com baixo teor de calorias, carboidratos e gorduras, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento.
Por ser fonte de fibras, o repolho ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabete.
Fonte: Jornal Dourados Digital