Coordenadores e profissionais que atuam nas 42 unidades das redes de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social, além das 98 Organizações da Sociedade Civil, incluindo as não cofinanciadas pela Prefeitura de Campo Grande, podem sanar dúvidas relacionadas ao Censo Suas 2023 até esta sexta-feira (20).
O serviço é realizado por técnicos da Vigilância Socioassistencial e está funcionando no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), na Rua Dos Barbosas, 321, nos horários das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, lembra que o preenchimento do Censo é obrigatório, já que é uma ferramenta do Governo Federal que pretende verificar a atuação e a oferta dos serviços socioassistenciais em todo o território nacional.
Segundo Gizeli Motta, gerente da Gerência de Vigilância Socioassistencial, com o formulário de pesquisa, foi enviado às unidades um manual explicativo para facilitar o preenchimento. "Acredito que o plantão vai ser bem tranquilo porque o material encaminhado é bem orientativo, mas sempre tem alguma dúvida, por isso organizamos esse plantão para garantir a entrega do material no prazo", ressaltou.
O Censo Suas 2023 é um processo de monitoramento que coleta dados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelas unidades das secretarias, Organizações da Sociedade Civil e Conselhos de Assistência Social. As informações que devem ser enviadas abrangem desde a estrutura de servidores até os serviços prestados. A entrega deve ser feita até o dia 24 de outubro.
Agilidade e diagnóstico
Ainda de acordo com Gizeli Motta, a coleta de informações é fundamental para que o Governo Federal possa detectar as necessidades do município e fazer uma análise e estudo sobre os recursos financeiros enviados, já que o objetivo é assegurar que as informações sejam repassadas da maneira mais fidedigna possível ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A coordenadora do Cras Indubrasil, Roselei Maciel Cáceres, aprovou a iniciativa do plantão. "Mesmo quem trabalha há muitos anos na coordenação do Cras tem dúvidas, já que todo ano tem novidades e regras novas no Censo. Vim no primeiro dia para concluir rapidamente o questionário", afirmou. Na sua opinião, responder ao Censo é importante para avaliar o trabalho realizado durante o ano e, dessa forma, aperfeiçoar o atendimento ao usuário e a oferta de serviços.
Por meio dos questionários, é possível elaborar instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social e Plano de Ação de Assistência Social. O Censo Suas é preenchido por gestores municipais e estaduais e permite o acompanhamento dos serviços, programas e projetos promovidos pela gestão municipal e demais entidades e organizações.
Fonte: Redação do Mídia MS Digital com assessoria da prefeitura de Campo Grande