UCP GIF.gif
MODELO

A saga de Seo Dailson, um obstinado homem de visão

Uma vida pautada em trabalho, honestidade econquistas

Por Antonio Neres em 01/09/2023 às 13:25:36

A saga de Seo Dailson


Dailson e o prefeito Danilo de Tarirão/Pará

Foi em 25 de julho de um ano qualquer

Na linha 17, mas precisamente na região de Deodápolis, Vila Presidente Castelo, também conhecido com Pelinha,

Que chegou ao mundo um garotão robusto trazendo alento e alegria

Para o Lar de Agenor e dona Clara (Gê)

O casal ainda sentia a dor pela perda dos filhos anteriores

Manoel e Luzia, partiram muito cedo: o menino aos 37 dias

Acometido de sarampo, não suportou os impactos nefastos da doença

E, partiu para o além(...)

Já a pequena Luzia tão alegre e extrovertida, mas sua passagem por este mundo

Durou apenas um ano e quatro meses, pois fora acometida de uma bactéria.

Mesmo com todo esforço para salvar sua vida, a sorte tirana e ingrata a levou deste mundo,

Deixando um imenso vazio, provocado pela dor da saudade.

Naquela fatídica noite, após um dia ensolarado

Os pássaros noturnos revoavam cortando o silêncio

Aquela casa humilde e simples, na calada da noite, após ansiosa espera

Ouviu-se um choro sob os olhares auspiciosos de duas parteiras:

Dona Maria Brandão, esposa de Sebastião Soares de Moura e Maria Alves de Oliveira, que tiveram o privilégio de contemplar ´pela primeira vez a face do recém-nascido.

No lado de fora a espera que provocava angústia nas pessoas, parentes e amigos ávidos esperavam pela divulgação do sexo da criança. Ali estavam várias vizinhas como Celina, esposa de Antonio Pereira, Maria de Dió, Mariíta, esposa de Pedro Barros e outras senhoras, pois havia a solidariedade entre as pessoas, dona Corina, mulher de Chico Dunga, não pudera comparecer pois estava adoentada em um estado gripal, mas mandou recomendações através da nora Helena, esposa de Vavá. As mulheres conversavam descontraidamente e "tapeavam" a criançada dizendo para que não fizessem barulho para não assustar a cegonha que a qualquer momento pousaria trazendo no pico um lindo bebê. Antonio tinha 9 anos, Maria(Nega) 7 e Marlene 5 anos, as crianças da época na sua ingenuidade acreditavam piamente na história da cegonha e não davam um "pio" com medo de espantar o pássaro que traria a criança e se a referida ave deixasse de trazer o neném por causa de suas tagarelices, teriam que acertar as contas com seo Agenor.

Eis que de repente, Dona Maria Oliveira, esposa de Chico Mineiro, saiu para informar aos presentes que era um menino e, que o parto fora um sucesso.

Todos sorriram e alguns até deixaram cair lágrimas, tomados pela forte emoção..

O poeta já dizia que a lágrima é a irmã triste do sorriso e talvez seja por isso que muitas vezes se chora de alegria.

A angústia da espera deu lugar a um ambiente de plena felicidade, plenitude de risos e comemorações.

As senhoras vizinhas já agilizaram os comes e bebes, Agenor abriu uma garrafa de vinho guardada especialmente para aquele momento

Todos beberam, comeram numa celebração ímpar na altruísta comemoração pela chegada do mais novo morador no planeta terra.

Dailson, uma criança alegre e cheia de encantos, logo no segundo dia de vida deu o primeiro sorriso, parece antevendo sua linda missão neste mundo. Sua presença iluminou de forma extraordinária aquele lar e a vida do casal e dos demais irmãos nunca mais foi a mesma, pois o menino gozava de plena saúde e imensa alegria.

Com o passar do tempo, atraído pelas notícias sobre o Pará, que a exemplo do que ocorrera no Egito antigo, onde Moisés após a orientação Divina conduziu os hebreus para a Terra Prometida por Deus, a nova Canaã, local onde jorrava leite e mel, a região norte do país representava para o camponês Agenor a esperança de novos e melhores dias , onde pudesse dar dignidade aos seus. Ele, esposa e os filhos encantados com a perspectiva de melhores dias, seguiu cheio de esperança com a esposa e seus filhos e um deles era o pequeno Dailson.

Assim a família rumou em direção ao longínquo Pará, mas especificamente na região de Itaituba. No começo foi muito difícil, a caminhada foi dura, mas apesar dos pesares tudo valeu a pena, pois apesar da luta árdua, foi uma trajetória abençoada por Deus.

Dailson desde muito cedo pegou no "batente" sem nunca desanimar e nem perder a fé, foi diarista, desenvolveu várias atividades no campo e foi também garimpeiro, sempre pautou sua vida e todas as ações na ética, decência, perseverança e honestidade. O trabalho valeu a pena, pois ele colheu os frutos de uma vida de dedicação obstinada e de perseverança.

Hoje no município de trairão, no colosso do Pará, é um dos mais bem-sucedidos empresários e atua também na pecuária. A TAPAJÓS MOTOS é uma empresa sólida, concessionária da Honda atendendo com atenção carinho e esmero a toda a clientela, na venda de uma moto zero ou até mesmo consórcio, primando sempre pela qualidade do atendimento e pela satisfação do cliente, agregando valores ao trabalho honrado a conquista de novos amigos.

As FAZENDAS SANTA CLARA, são outros empreendimentos que são a menina dos olhos de seu Dailson, primeiro por homenagear a saudosa mãe CLARA(dona GÊ) que deu nome às propriedades, mas sobretudo pela visão empreendedora aplicando as mais modernas tecnologias em melhoramento genético, ganhando em qualidade de produção e outras vantagens que o setor exige.

A vida de Dailson é um marco de trabalho e conquistas, sua história serve de inspiração, pelo exemplo de honestidade, de pai, esposa e um amigo sempre disposto a dar o melhor em busca da concretização de seus sonhos. Vários fatores contribuíram para o sucesso deste brasileiro arrojado e exemplar, mas inegavelmente que a harmonia familiar foi fator preponderante e a inestimável contribuição da esposa Leide, como companheira leal e sempre disposta a sonhar junto com ele e sempre disposta a respaldar todas as suas ações com companheirismo, lealdade, paciência e amor.

Dailson, começa com D de Deus, fonte de inspiração

A de amor e amizade, sentimentos que enobrecem o ser humano

I de inteligência, importante aliada para todos os empreendimentos

L de Lealdade aos seus valores e princípios.

S de sinceridade que potencializa todos relacionamentos

O obrigado, a gratidão é o sentimento mais nobre da nossa existência

N de nós, pois juntos sempre seremos mais fortes e felizes.


Com o sobrinho Thiago Neres

Fonte: Redação MS WEB RADIO e Mídia MS Digital

Comunicar erro
UNIGRAN

Comentários

sicob