O jornalista e pastor Vivaldo S. Melo, conhecido entre o final dos anos 70 e início dos anos 80 do século passado, quando jovem militante do movimento estudantil, como Ézio Moreira, lançou na noite desta quinta-feira, 25, em Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, o documentário "Castanheira Vista de Cima".
O projeto, que narra desde os tempos anteriores ao surgimento do município, na chamada Amazônia mato-grossense, até as potencialidades de hoje, tem a participação de outro nome conhecido do douradense: Edgard Martins, conhecido como uma das melhores vozes da radiofonia naqueles tempos.
Vivaldo/Ézio é autor dos textos e da edição, que tem imagens, via drone, de Ailton Arvani, num trabalho que delongou mais de 30 dias de gravações em cenários urbanos e rurais do município, emancipado de Juína, polo da região, em 04 de Julho de 1988.
Este não é o primeiro trabalho, naquela região, do douradense, irmão do jornalista Valfrido Silva. Em Castanheira ele foi editor da revista Innovare News, que tem uma edição especial singularizando o município, grande referência da pecuária, especialmente leiteira. Por lá ela também criou a trilogia "Cidades", focando em Castanheira, Juína e Colniza e uma canção sertaneja, grava por artistas de Nioaque (MS) sob o tema "Castanheira Grande e Pequena".
Ele vive naquele município há 12 anos. Sua esposa, Rosenir Monteiro Melo, é Secretária de Educação. Juntos tem a filha Beatriz Monteiro Melo, a Bia, que cursa Medicina Veterinária na UNIGRAN, em Dourados. Perguntado se deseja voltar à terra de suas raízes, destaca que é sonho. Mas, vê sua presença em Castanheira, onde também é pastor de uma Igreja reformada, como parte de uma missão.
Fonte: Castanhal News