UCP GIF.gif
MODELO

Luto na música: Morre cantor sertanejo de Mato Grosso do Sul

Ele teve uma carreira brilhante como artista, amigo e com a família

Por Antonio Neres em 25/05/2023 às 14:45:51

Durante apresentação no Programa do Bolinha na TV Bandeirante


Muito conhecido no meio artístico, esportivo, político, do agro e social, faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), em Dourados Januário Manoel Capoano, o Gino ou Ginão. E, ainda com o nome artístico de Zé Carlos. Bastante conhecido na região da Vila Maxwell, era pai da radialista Cléia Cristina Capoano da fisioterapeuta Crisley Capoano e Cristiane Capoano. Ele era casado com a senhora Aparecida Capoano. Ele teve um ataque fulminante de Acidente Vascular Cerebral e faleceu em casa.

Iniciou a carreira artística formando a dupla Zé Carlos e Carlinhos, juntamente com um dos seus irmãos. A dupla se apresentava na Rádio Clube de Dourados, programa "Boa Noite Lavrador", apresentado pelo saudoso radialista José Guerreiro, o "Véio Tatau", se tornando uma das melhores duplas do Estado e até fora dele, pois por inúmeras vezes se apresentaram em programas de rádio e televisão, como o Programa do Bolinha na TV Bandeirante.


Gravou na década de 70 seu primeiro Long Play, pela gravadora Chororó, com o titulo "Ganharei teus carinhos" e emplacando o sucesso "Domingo Triste" de sua autoria que na época foi uma das músicas mais tocadas.

Após sucesso com a dupla, seu irmão de dupla resolveu se aposentar da vida artística, mas Zé Carlos presenteou o público com uma nova formação, desta vez formando o Trio Mato Grosso, com o irmão Luizinho Capoano e o consagrado cantor Salu.

O sucesso do trio veio logo, gravando vários LPs e, se apresentando em programas de rádio, televisão e em vários shows por cidades de Mato Grosso do Sul e em outros estados. Após anos de uma trajetória exitosa, o trio foi desfeito, já que não estavam conseguindo conciliar a música com as outras atividades familiares e profissionais, mas continuou em carreira solo se apresentando na igreja e fazendo parte também do Grupo de Seresta de Dourados.


Era também apaixonado pelo esporte, tendo jogado em alguns times amadores de Dourados, vivendo sua melhor fase defendendo o Cruzeiro da Vila Maxuel e com a extinção do "Cruzeirinho" ele continuou batendo a sua bola, jogando nos campos de Dourados, juntamente com os amigos.


Janoário Manoel Capoano(Zé Carlos) ou Gino, deixa uma enorme laguna, não só na música e no esporte, mas também como cidadão honesto honrado e trabalhador, um exemplo de pai, irmão, esposo, avô amigo e de um cara sensacional.

"Meu amigo Zé Carlos, como eu o chamava, é com uma tristeza impossível de traduzir em palavras que hoje lhe digo adeus para sempre! Nossos corações choram sua partida e não existe consolo possível para tão grande dor. Você partiu de repente, e de repente nosso mundo, nós que gostávamos tanto de você, se torna sem cor e sem sentido. Mas se há algum consolo é que você está em um lugar muito especial junto de Deus, na morada dos justos e bons como você sempre, agradável e generoso.

Sinto que foi um grande privilégio tê-lo conhecido e ter convivido com você, e me confortam todas as lembranças que guardo de você. Para sempre lembrarei e sentirei saudades suas. Até sempre e descanse em paz, meu velho e querido amigo Janoário Manoel Capoano(Zé Carlos!)"


Seu amigo e irmão Antonio Neres.

Fonte: Redação Mídia MS Digital/ Fotos de arquivos e Cléia Cristina Capoano

Comunicar erro
UNIGRAN

Comentários

sicob