ROZEMBERGUE MARAUQES*
Uma das medalhas de ouro da edição 2023 da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) foi trazida por um aluno muito especial. Guilherme Oliveira Souza, há dois anos estudando no campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul sempre se destacou nesssa disciplina, notadamente em Cálculo.Ele disputou com 363 alunos dos 38 Institutos Federais existentes no Brasil.A primeira fase foi em Dourados.A segunda em Fortaleza. Guilherme trouxe no pescoço uma das 10 medalhas de ouro oferecidas pela competição.
O feito de Guilherme, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, foi lembrado na sessão desta segunda feira, 22, pelo vereador Laudir Munaretto,presidente da Câmara Municipal. "Exemplo contra o preconceito e de todos são capazes, o jovem Guilherme orgulha nossa cidade e mostra que com políticas de inclusão, com amor e dedicação podemos fazer com que a igualdade não seja apenas uma letra fria e sim uma realidade", afimou Laudir, destacando a resiliência da mãe de Guilherme, a servidora pública Auricleia Pinheiro de Oliveira,e as políticas inclusivas que fazem parte do projeto pedagógico do IFMS, que em Dourados tem como diretor-geral Carlos Vinicius de Figueiredo. Laudir apontou como exemplo a ser seguido a implantação de instâncias como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas existente no Instituto.
Segundo a mãe de Guilherme, "a instituição recebeu muito bem ele e o acolheu de forma que ele se sentiu em casa. A direção da instituição e equipe pedagógica abraçou meu filho como se fosse deles", testemunhou Auricleia, que agradeceu o acolhimento dado ao filho no IFMS e a sensibilidade do vereador em lembrar, na tribuna,o feito de Guilherme."Gostaria de agradecer ao diretor Carlos, aos professores dele, de maneira especial aos professores de matemática, ao Professor Geordano Roveda (do Ensino Fundamental) e a todos que cuidam e zelam pelo bem estar do meu filho", disse emocionada a mãe de Guilherme."Fico muito feliz em saber que o esforço do meu filho tenha sido reconhecido pelo vereador Laudir, uma pessoa que acredito e que confio no trabalho que vem realizando por nossa cidade", disse Auricleia. Ambos, Laudir e Auricleia, resumiram na palavra "superação" a conquista de Guilherme.
O que são
Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializados na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da Educação Nacional, oferta os diferentes tipos de cursos de EPT, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto sensu. A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) foi criada em 2018, como parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros, com a finalidade de promover uma olimpíada de matemática na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal).
*JORNALISTA E VIOLEIRO
Redação do MÃdia MS Digital/ Jornalista Rozembergue Marques