O leitor (a), sobretudo o usuário mais assíduo das redes sociais, certamente já ouviu falar de Bruno Goes (o "Nobru"), Gkay, Camila Loures, Luara Fonseca, Jade Picon ou Whindersson Nunes. Eles fazem parte de um segmento deste "admirável mundo novo" que é a internet: os influencers digitais, nome mais "chique" para o que na tradução são os inflenciadores digitais. São internautas que ganham muito dinheiro mostrando lugares paradisíacos, fazendo humor (caso de Whindersson), dando dicas de beleza e, enfim, falando de tudo e as vezes de todos.
Quando o assunto é o Brasil, estamos falando do país dos influenciadores: são mais de 500 mil, segundo levantamento de empresas do setor. Soma-se a isso o fato de que mais de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e, destes, 52% seguem pelo menos um influenciador no Youtube, no Instagran ou no TikTok, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência. O montante ganho por esse pessoal ( os influencers) depende dos criterios de cada plataforma, sendo que o mais importante é o numero de visualizações e o número de seguidores.
Aqui em Mato Grosso do Sul e mais especificamente em Dourados o destaque das paradas vem sendo o digital influencer Alfredo. "Gente" boa, divertido, alegre e com pose de artista, já possui quase um milhão de seguidores, sendo 120 mil no instagram e 790 mil no tiktok. Esses números foram conseguidos meio que "por adesão" e por onde passa o influencer "causa". Em Bonito, virou atração para pessoas de todas as idades. Fez pose para registrar sua passagem pela Avenida Paulista, a meca do mercado financeiro de São Paulo. Nas praias do Guarujá, um sucesso.
A carreira de Alfredo nasceu meio diferenciada. Alfredo, aliás, é um inflencer diferenciado: possui quatropatas, tem dois anos e é da raça Golden Retrievers. Nasceu de uma ninhada de 9 filhores do "casal" de também Golden Retrievers Boy e Ronda. O leitor (a) não leu errado. Alfredo tem quatro patas e pedigree: é talvez o cachorro mais famoso da cidade.
"Foi acontecendo de forma natural e orgânica depois que comecei a registrar e postar nas redes sociais dele, como se fosse um blog da vida do Alfredo, mostrando lugares legais, as experiências e passeios, as festas que ele participa e a rotina. Fomos crescendo e ganhando uma enorme visibilidade na nossa cidade e atualmente estamos crescendo pelo Brasil todo também", conta a jovem Maria Eduarda Barros, a tutora/dona de Alfredo. Ela diz que a rotina do cachorro, como a de toda celebridade, não é nada monótona e inclui "cãopromissos" e até defesa de causas, como em relação às crianças autistas. Alfredo faz a alegria dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) nas visitas (será "agendas"?) que faz à entidade.
"A rotina do Alfredo não é nada monótona. Todo dia fazemos algo diferente. Tem dias que ficamos tranquilos em casa, outros dias que ele está cheio de "cãopromissos", outros que vamos em parques e piscina, noutros vistamos alguma entidades..", relatou Maria Eduarda, ressaltando o compromisso social do cão. "Fazemos visitas em escolas de educação especial e centros de terapia para autistas, como AAGD e Pestalozzi, onde o Alfredo passa a tarde com as crianças e adultos, participando das brincadeiras, proporcionando interação e recebendo muito carinho", disse a jovem, informando que Alfredo tem outros projetos com essa finalidade (curar ou ajudar a curar pessoas). "Ele não é um cão de terapia, porém a sensibilidade e a doçura com as pessoas nos permite fazer ações assim. Temos um projeto em andamento pra fazer algumas visitas em clínicas e lares de idosos e crianças", adiantou Maria Eduarda.
Para manter e ampliar os quase um milhão de seguidores Alfredo tem uma interação diária com os internautas. "Diariamente recebemos centenas de mensagens no direct do instagram, e faço o possível para responder todos um a um. Temos uma troca muito legal, conversamos sobre diversos assuntos, trocamos experiências. Penso em interagir e cultivar as pessoas que já nos acompanham e estão ali todos os dias, postando conteúdos que eles amam e pedem pra ver e assim os novos seguidores vão chegando naturalmente.
Claro que Alfredo, a exemplo da maioria dos influencers, não chegaria a esse patamar de seguidores se não tivesse um diferencial, uma personalidade. "A identidade do Alfredo é a própria espontaneidade dele. Eu apenas registro as cenas e elaboro as narrativas de acordo com o que eu acredito que ele deve estar pensando", descreve a tutora/dona e assessora de imprensa de Alfredo.
*JORNALISTA E VIOLEIRO - FOTOS: MARIA EDUARDA BARROS
Fonte: Redação MS WEB RADIO/ Jornalista Rozembergue Marques