O resultado final da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023 jĂĄ estĂĄ disponĂvel na internet. A primeira etapa do exame foi aplicada em 5 de março e contabilizou 10.062 inscritos. Desse total, 9.230 realizaram a prova e 1.216 foram aprovados.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep), o participante aprovado nesta primeira etapa estĂĄ apto para se inscrever na segunda fase do Revalida, composta pela prova de habilidades clĂnicas. As inscrições para a segunda fase começam em 15 de maio e vão até o dia 19, pelo Sistema Revalida.
Composto por duas etapas (teórica e prĂĄtica), o exame aborda o que o Inep chama de as cinco grandes ĂĄreas da medicina: clĂnica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrĂcia, pediatria e medicina da famĂlia e comunidade (saĂșde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
O Revalida busca subsidiar a validação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referĂȘncias são atendimentos no contexto da atenção primĂĄria, ambulatorial, hospitalar, de urgĂȘncia, de emergĂȘncia e comunitĂĄria, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.
Fonte: AgĂȘncia Brasil