Em dia de visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na última semana, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) abordou, por meio de indicação ao governo estadual, a necessidade de que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) funcionem 24 horas por dia em todo o Mato Grosso do Sul.
Agora, nesta terça-feira (4), o governo federal sancionou a Lei nÂș 14.541, que prevĂȘ que as delegacias, que tĂȘm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violĂȘncia doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, funcionem ininterruptamente.
"Esse é um importante passo no combate a violĂȘncia contra a mulher, uma vez que a violĂȘncia não tem hora para acontecer, não dĂĄ para admitir a vítima ter que esperar dar o horĂĄrio de abrir a delegacia para poder pedir socorro. A gente vĂȘ que a maioria dos casos ocorrem durante a noite ou de madrugada, quando os agressores saem para beber e voltam agredindo suas companheiras", reforçou a deputada.
Lia Nogueira destacou a importância de se adotar medidas como essa e do poder público ir em busca de novos meios para tirar o Estado do mapa negativo da violĂȘncia contra a mulher. Mato Grosso do Sul jĂĄ registrou, somente neste ano, seis casos de feminicídio, e 5.070 casos de violĂȘncia doméstica.
Deputada Lia Nogueira com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves em Campo Grande.(Foto: Hedio Fazan)
Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira