oi publicado o decreto que prorroga o prazo para recadastramento de armas de fogo para dia 3 de maio. A decisão vem após audiência pública e reunião em que o deputado federal Marcos Pollon, representando a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, requereu a prorrogação tendo em vista a indisponibilidade dos sistemas.
"Após reunião da Comissão com o ministro Flávio Dino foi acordado que ele acataria algumas mudanças. Ele optou por prolongar o prazo do recadastramento, porque o sistema não está comportando as pessoas que querem se recadastrar, permitindo que a Comissão de Segurança Pública do Senado e da Câmara participassem dos grupos de trabalho, bem como entidades ligadas ao tiro esportivo", explicou Pollon.
Na sessão de ontem, Pollon criticou a fala do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, que se mostrou surpreso ontem na CCJ porque havia mais armas recadastradas do que eles previam. "Isso aconteceu porque há pouca informação a respeito do recadastramento. Na verdade, o recadastramento trata de armas adquiridas entre 2019 e 2022, no entanto as pessoas não têm compreendido isso por falta de divulgação do Governo Federal, que tem cadastrado armas adquiridas fora desse período, por essa razão o número tem sido superior ao que eles imaginavam".
Catarine Sturza - Assessora de Imprensa