Sem médico hĂĄ mais de um mĂȘs e com revezamento de equipe de enfermagem hĂĄ duas semanas entre os postos de saúde dos distritos de vila São Pedro e Panambi, o vereador Olavo Sul (MDB) cobra da Secretaria Municipal de Saúde a regularização de profissionais com urgĂȘncia. Esta semana o parlamentar esteve nas unidades e constatou que os postos estão funcionando de forma parcial.
"Precisamos regularizar os atendimentos, porque os postos de saúde são os espaços onde os moradores dos distritos tĂȘm onde recorrer quando necessitam de assistĂȘncia médica. A UPA na cidade fica muito distante, por isso é preciso regularizar a contratação de profissionais com urgĂȘncia", explica Olavo Sul.
Até o final de janeiro, os dois distritos eram atendidos por um médico, que revezava o atendimento entre as duas unidades de saúde. Com a saída do profissional, os postos ficaram somente com a equipe de enfermagem. Porém, hĂĄ duas semanas, o posto do Panambi também deixou de ter a enfermagem.
Como não foi contratado um novo profissional, comunicação interna da Secretaria de Saúde, de modo informal, recomendou que a enfermagem da Vila São Pedro passasse a atender no Panambi. Com isso, cada posto de saúde passou a funcionar apenas em meio expediente, sendo a São Pedro das 7h às 11h às segundas, quartas e sextas-feiras e, das 12h às 16h, às terças e quintas. JĂĄ no Panambi o horĂĄrio de atendimento à população ficou assim: 7h às 11h às terças e quintas e, das 12h às 16h, às segundas, quartas e sextas-feiras.
Conforme apurou Olavo Sul junto às comunidades, no período que não tem a equipe de enfermagem, os postos permanecem abertos apenas com recepcionista e agentes de endemias, profissionais que não prestam assistĂȘncia de saúde à população. Se um paciente procurar as unidades nesse período, são recomendados a procurar a UPA - distante a cerca de 16km de São Pedro e 25 km de Panambi.
Olavo Sul encaminhou a demanda das comunidades à Secretaria de Saúde. Ele também solicitou uma reunião para encontrar uma saída sobre a falta de equipe médica e de enfermagem nos postos dos distritos São Pedro e Panambi.
Fonte: Assessoria