Nota da Redação: Barbosinha, um dos polĂticos de maior destaque da história recente de Mato Grosso do Sul, assumiu como vice-governador do Estado, ao lado Eduardo Riedel. Desde que entrou na polĂtica, como prefeito do municĂpio de Angélica,(na época um dos mais jovens a assumir o comando de um municĂpio no paĂs), Barbosinha sempre manteve a sua conduta, sendo um agente pĂșblico correto, dedicado e colocando como caracterĂstica mais palpĂĄvel a ética e seriedade em suas ações, além, é claro, da sua inquestionĂĄvel competĂȘncia.
Por conta disso e de outros atributos, ele foi brilhante como presidente da Sanesul, onde coordenou um dos mais importantes projetos no MS, o PAC, desenvolvendo importantes obras que contemplaram todo o Mato Grosso Sul, com obras de infraestrutura e serviço de esgoto e outros, credenciando-o a receber convite de seu partido para se candidatar a deputado estadual, sendo um dos mais votados do Estado. Pela sua postura de lealdade, coerĂȘncia e dinamismo, aliados a sua experiĂȘncia, foi convidado pelo então governador Reinaldo Azambuja a assumir o comando da Secretaria de Segurança PĂșblica, onde promoveu uma verdadeira revolução, com Mato Grosso do Sul ganhando destaque nacional como um dos maiores Ăndices de elucidação de crimes, além de extraordinĂĄria performance em outros aspectos, integrando os mais diferentes setores da segurança e conseguindo reduzir drasticamente a criminalidade no Estado.
Mais uma vez o seu altruĂsmo e despendimento aconteceu na campanha de 2022. Tendo uma campanha como candidato a reeleição praticamente assegurada, como apontavam todas as pesquisas de opinião pĂșblica, ele abriu mão de seu projeto pessoal para atender ao convite do governador Reinaldo Azambuja, para ser vice de Eduardo Riedel, cujo objetivo principal, era trazer alguém de Dourados, segundo maior colégio eleitoral, que pudesse agregar valores à candidatura do PSDB e aliados, com a dobradinha logrando ĂȘxito, chegando ao segundo turno, onde superou seu concorrente, com a dupla saindo-se vitoriosa.
Conhecendo a sua personalidade e a sua maneira de fazer polĂtica, temos plena certeza que Barbosinha serĂĄ um vice presente, participativo e desenvolverĂĄ um excelente trabalho que ajudarĂĄ o governador a realizar um governo transformador e eficiente.
Daqui pra frente da assessoria
Antes de assumir o comando do governo ao lado de Eduardo Riedel no Ășltimo 1° de janeiro, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, em seu Ășltimo dia como parlamentar (31 de dezembro) para fazer um balanço de seus oito anos no Legislativo Estadual.
"Após oito anos concluo mais um ciclo da minha vida, como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, para abraçar novos desafios. Gratidão a Deus, a minha famĂlia, aos servidores da AL, aos meus parceiros de gabinete e aos meus colegas deputados pela convivĂȘncia fraterna e harmoniosa. Ao povo do meu estado minha eterna gratidão pela confiança e pelo apoio que me trouxe até aqui e o meu compromisso de continuar trabalhando pelo progresso e desenvolvimento do nosso MS. Deus abençoe a todos", disse.
Barbosinha pautou sua atuação nesses oito anos na defesa de projetos de interesse pĂșblico, voltados à melhoria das condições de vida do cidadão e cidadãs sul-mato-grossenses. Atuou fortemente no perĂodo da pandemia da Covid-19, destinando emendas para os municĂpios e votou favorĂĄvel aos projetos do Executivo para amenizar os impactos que a doença trouxe à população como o Mais Social, Energia Zero e Retomada MS.
No balanço de seus dois mandatos o trabalho incansĂĄvel pelos 79 municĂpios sul-mato-grossenses foi intenso. Foram protocoladas na Assembleia: 1.042 indicações, 69 projetos de lei, 287 documentos entre moções de (congratulações, pesar, apoio, protesto e louvor) e requerimentos e 46 homenagens. Além disso, Barbosinha destinou 276 emendas parlamentares, totalizando R$ 12.533.467,48 contemplando as ĂĄreas da saĂșde, assistĂȘncia social, educação, segurança pĂșblica, esporte e agricultura familiar.
Liderança e Comissões
Barbosinha ainda marcou presença em Comissões de extrema importância para a Casa de Leis. Foi o primeiro parlamentar a conquistar uma cadeira na presidĂȘncia da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), jĂĄ no seu primeiro ano de mandato, ficando por quase oito anos na Comissão nos cargos de presidente e vice. Ainda integrou as Comissões de Execução OrçamentĂĄria do Estado, Segurança PĂșblica e Defesa Social e Finanças e Orçamento e teve importante papel como LĂder do Governo de Reinaldo Azambuja na Casa de Leis.
Leis que ajudam as pessoas
O deputado é autor de leis que protegem e asseguram direitos para pessoas com SĂndrome de Down e TEA (Transtorno do Espectro Autista), como a meia-entrada junto com um acompanhante, em cinemas e eventos esportivos e culturais no MS. Que garante informação à polĂcia de atendimento em hospitais e clĂnicas com indĂcios de maus-tratos e violĂȘncia de idosos, crianças e adolescentes, entre tantas outras.
Ao fazer um compromisso com a população do Mato Grosso do Sul, Barbosinha disse que serĂĄ um vice atuante para contribuir com o Governo de Eduardo Riedel. "Juntos, vamos trabalhar incansavelmente para fazer o nosso Estado dar um salto para o futuro no desenvolvimento e garantir emprego e renda digna a toda nossa gente. Quero ser o melhor vice, pois sei que teremos o melhor governador", finalizou ao se despedir. "Me despeço do parlamento, mas continuo o bom trabalho por todos os municĂpios do meu Estado".
--
Fonte: Assessoria de Luciana Bomfim.